domingo, 14 de junho de 2009

Erros comuns na interpretação dos dados de Web Analytics: PageViews

No post anterior sobre Web Analytics vimos que é simples coletar dados do nosso site e visualizar relatórios sobre eles.
No entanto, o que esses dados querem dizer ?
O que podemos fazer com eles ?

É exatamente aí que entra o profissional de Web Analytics.
É ele que vai ser o responsável por interpretar e anailsar os relatórios e, com base nessa e em outras informações, nos dizer como tirar proveito disso.

Como o Web Analytics está, digamos assim, saindo da sua infância existem muitas métricas que podem ser interpretadas pelos "profissionais de webmarketing" de forma erronia ou incompleta por falta de atenção ao todo.

O primeiro tópico que quero abordar são os PageViews (ou impressões de páginas em português), que são comumente utilizados para medir o sucesso de um Web site.

Então, para começar, pergunto: É uma boa coisa quanto nossos clientes tem um tempo de permancencia alto em nosso site e visitam muitas páginas em uma única visita?

Muitos profissionais da Web podem dizer algo assim:
"Claro que é! Se permanecem bastante tempo navegando em nosso site quer dizer que estão interessados em nosso conteúdo e que estamos criando consumidores fiés!".

De fato! Se as pessoas estão gastando bastante tempo em nosso Web Site elas estão interessadas em "alguma coisa".
Posso ouvir alguns de vocês dizendo "Então realmente estamos criando consumidores fiéis! Ótimo!"

Eu não iria com tanta sede ao pote. A questão é que essa informação sozinha pode dizer muitas coisas e não é suficiente para chegarmos a qualquer conclusão.

Explico: será que nossos clientes estão visitando muitas páginas do nosso site e permanecendo muito tempo nele porque gostam de nós ou porque a navegação do site está tão ruim que ninguem consegue encontrar o que precisa sem antes vasculhar o site todo? Se isso estiver acontecendo, ao invés de conseguir uma legião de consumidores fiés podemos estar queimando nossa imagem corporativa com milhares de potenciais consumidores.

Só podemos dizer com segurança o que está acontecendo se analisarmos outras métricas. Nesse caso a métrica que nos dirá se estamos no caminho é a conversão. Lembrando que conversão pode ser qualquer coisa: desde a compra de um produto, preenchimento de um formulário de interesse ou mesmo o simples fato de indicar essa página para um amigo.
Tudo vai depender do seu negócio e do objetivo que seu WebSite/sua ação de webmarketing tem.

Com isso chegamos a lição número 1: Os dados dos relatórios de Web Analytics não devem nunca ser olhados de forma individual. Eles tem que trabalhar sempe em conjunto para nos proporcionar uma visão clara do que realmente está acontecendo.

No próximo post falarei sobre os Unique Users (usuários únicos) e os erros nais comuns da análise desses dados.

Enquanto não encontro tempo (e olha que já procurei no Google e no novo Bing e não encontrei nada. Mas pra variar Google chegou mais próximo.) para escrever o próximo post, deixo um desafio para voces discutirem:

O número de pageviews que um site recebe é um bom indicador de seu sucesso se o número de Unique Users está aumentando. Verdadeiro ou Falso ? Porque ? Essa é fácil :)

Até!

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