quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que é Web Analytics ?

Todo mundo está falando de Web Analytics.
Então achei que esse poderia ser um bom primeiro assunto para o Blog.
Mas o que é isso afinal de contas ?

Uma rápida pesquisa no google sobre "O que é Web Analytics" retorna como primeiro resultado, como sempre, o Wikipedia que define a Web analytics como "o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação com o objetivo de entender e otimizar o uso dos sites e páginas na internet".

Meio grande e confuso não ?

Eu prefiro assim: Web Analytics ou Web Analítica é o estudo do comportamento de como e por quem seu site está sendo acessado e a partir daí traçar estratégias para potencializar a conversão dos leads.

Simplificando ainda mais: é descobrir formas de entregar o serviço/produto que o visitante do seu site procura da forma mais simples possível.

Alguém aí pode estar coçando a cabeça e pensando "Um tanto parecido com a definição básica de Marketing não é?"
Exatamente.
O marketing nasceu do conceito de ouvir o mercado e a partir daí traçar estratégias para entregar o "produto" que o mercado está querendo.

Marketing e Web Analytics tem muitos pontos em comum pois tratam de traçar estratégias para conquistar clientes; Suprir (ou as vezes criar) as necessidades do mercado. A figura abaixo dá uma idéia geral do que estou falando:




O Web Analytics é, então, a melhor ferramenta que o pessoal de marketing já sonhou em ter.
Afinal de contas a Internet, ao contrário de outras mídias onde o Marketing já atua a diversas décadas, fornece os dados e as ferramentas que você necessita para fazer uma análise apurada sobre o mercado e os consumidores que você está atraindo ou tentando atrair.

Então isso torna tudo mais simples, certo ?

Sim e não.
Ter acesso aos dados é relativamente simples e fácil (principalmente depois do Google Analytics).
Mas de que adianta termos os dados se não soubermos
interpretá-los ?

E essa é a parte dificil e complexa: descobrir como esses dados te ajudarão a estruturar seu site para poder tirar proveito dessas informações e do potencial de vendas que ele tem.

No próximo post falarei um pouco mais sobre a Web Analytics e algumas das principais dificuldades na interpretação desses dados em seu site e o que fazer para superá-las.

Aproveito e deixo algo relacionado para que vocês possam discutir:
Se as informações e o entendimento que temos sobre a Web, hoje, existissem por volta do ano 2000 a nossa querida bolha teria crescido tanto e estourado juntamente com os milhões de dólares de milhares de investidores ? Mas se nao tivessemos tido o estouro da bolha, teríamos todas as informaçoes que temos hoje e que os investidores usam para decidir se investem ou não nesse ou naquele site?
Eu acho que sei a resposta!

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário