quarta-feira, 24 de junho de 2009

Web Analytics : Dividir para Conquistar

Ha algumas semanas foi publicado um estudo sobre o público do Twitter no Brasil realizado pela Bullet

Os dados são bem interessantes. O perfil básico é homem, com idade entre 25 e 30 anos, com formação superior. Em sua maioria são heavy users de internet (com perfils no Orkut, Facebook, Flicker, You Tube, etc) e geradores de contéudo (possuem blogs). Tem renda mensal em entre R$ 5.000 e R$ 10.000. Isso demonstra que é um público qualificado e com potencial de consumo. Mais: a pesquisa mostra que os brasileiros do Twitter estão abertos a aceitar as ações promocionais das empresas desde que o conteúdo seja segmentado e relevante para os Tweeteiros.

Aí chegamos num ponto importante. Segmentação.

Todos nós que trabalhamos com Web Analytics concordamos que a segmentação de dados é fundamental para o sucesso da análise dos dados de nosso site ou da campanha de marketing que estivermos realizando.

Isso porque ao segmentar os dados quebramos a informação em pedaços menores e tornamos a análise mais simples, com padrões mais fáceis de identificar, tornando as decisões mais rápidas e práticas.

Ou resumindo: Dividir para Conquistar.

Essa foi a frase que mais me ajudou desde quando eu cursava ciências da computação no Mackenzie: quanto mais complexa for a tarefa, ela se tornará cada vez mais fácil sempre que a quebrarmos em pedaços menores.

Não devemos nos esquecer disso jamais!

Para quem tiver interesse, segue o link para o ppt com os dados completos da pesquisa sobre os hábitos de uso do Twitter no Brasil:
Dados sobre o Twitter no Brasil

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